Sidebar

19
Dom, Maio

Rurais
Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Após muita pressão, trabalhadores rurais de Minas Gerais comemoraram, na noite da última terça-feira (10), mais uma vitória: a criação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda). Esta nova pasta do governo petista de Fernando Pimentel ficará sob o comando de Glênio Martins.

A criação de uma secretaria que concedesse maior atenção ao pequeno produtor rural era uma antiga reivindicação da Federação dos Trabalhadores em Agricultura de MG (Fetaemg) e a iniciativa foi aprovada em sessão na Assembleia Legislativa, após muitas horas de suspensões e tentativas de manobras por parte da oposição.

“Foi um processo desgastante. Ficamos por horas no plenário aguardando a votação, mas foi uma vitória para os agricultores”, afirmou Vilson Luiz, presidente da Fetaemg e secretário de Finanças da CTB.

fetaemg congresso2

O substitutivo nº 2 ao Projeto de Lei 5.706/15, que contém a reforma administrativa do Governo do Estado, recebeu 51 votos favoráveis e 18 contrários dos parlamentares que participaram das votações.

Com relação à nova Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário ficou estabelecida a transferência das competências relativas à agricultura familiar e à regularização fundiária, antes vinculadas à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

“Essa nova secretaria vai ser responsável pela Reforma Agrária, pela agricultura familiar e a regularização do crédito fundiário. São mais de 15 mil títulos pendentes”, diz Vilson Luiz. No entanto, de acordo com o dirigente, apesar da vitória, essa foi apenas a primeira etapa do processo.  A segunda etapa será a destinação de orçamento para a secretaria.

“Sem recursos não conseguiremos avançar nas discussões e implementações de políticas e inciativas que o trabalhador rural necessita. De que adianta a secretaria se ela não tem verba. Então, nossa luta continua. Vamos continuar pressionando”, garantiu o dirigente cetebista.

Portal CTB

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.

Conferência Nacional

banner cndr 2015

Últimas notícias rurais