Sidebar

21
Ter, Maio

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Total apoio à greve dos metalúrgicos da Volkswagen do ABC

A CTB manifesta seu total apoio à greve dos metalúrgicos da Volkswagen do ABC, na grande São Paulo. Desde o dia 06 de janeiro, cerca de 13 mil metalúrgicos paralisaram as atividades contra a demissão de 800 trabalhadores da planta.

Os metalúrgicos da região enfrentam um clima de incertezas com a pressão exercida pelas montadoras sob o pretexto de uma "possível crise" no ramo. Já existe no horizonte a ameaça de demissão para outros 1300 trabalhadores, pois a Volks já anunciou publicamente sua avaliação de que existem 2100 operários excedentes na fábrica do ABC.

Para a CTB, é inaceitável que o setor automobilístico, dominado pelo capital estrangeiro e campeão de remessa de lucros ao exterior, utilize a desculpa de uma “possível crise” para atacar os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras com lay-off, férias coletivas e, agora, demissões em massa.

A conjuntura econômica adversa tem sido usada pelas montadoras como um artifício para pressionar o governo a conceder mais incentivos fiscais, que ampliou o lucro obtido nos últimos anos pelas multinacionais e as remessas às matrizes. Agora querem jogar nas costas dos trabalhadores o ônus das oscilações que são frequentes no ciclo de produção capitalista.

É necessário que o governo se posicione e exija das montadoras a contrapartida social aos benefícios fiscais que têm usufruído, na forma da garantia de empregos e direitos dos trabalhadores.

A atitude da Volks á inaceitável e exige um posicionamento firme e enfático.

A CTB reitera sua solidariedade classista aos trabalhadores e trabalhadoras e total apoio à greve na Volks.

São Paulo, 15 de janeiro de 2005

Adílson Araújo, presidente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil)

 

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.