Sidebar

24
Qua, Jul

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
logo_ctbA CTB ratificou nesta terça-feira (25), de modo público, seu compromisso e solidariedade com o povo cubano, ao manifestar sua contrariedade ao bloqueio imposto há mais de 50 anos pelo governo dos Estados Unidos e fazendo um apelo pela libertação dos 5 Patriotas, presos há mais de dez anos em cárceres norte-americanos.

Confira abaixo o documento:

Moção de solidariedade com o povo cubano, contra o criminoso
bloqueio econômico a Cuba

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB, entidade reconhecida formalmente pelo governo brasileiro por meio do Ministério do Trabalho e Emprego, baseado na Lei Federal 11.648/08, se solidariza desde seu congresso de fundação com o povo cubano sobre o bloqueio econômico dos Estados Unidos, e se manifesta através da seguinte moção:

Condenamos e exigimos o fim do inaceitável e injusto bloqueio imposto à ilha de Cuba há mais de 50 anos pelos Estados Unidos, o qual representa já cerca de U$ 104 bilhões em perdas.

O bloqueio é o principal obstáculo para o desenvolvimento sócio-econômico do povo cubano. Não há pretexto político ou moral que justifique a continuidade dessa política genocida que transgride também o direito à paz, à segurança, à soberania e à autodeterminação do povo cubano.

Reconhecemos a contribuição de Cuba aos processos de integração que estão sendo consolidados na América Latina, e respeitamos o direito de Cuba de construir, sem ingerências, o sistema político, econômico e social referendado por seu povo.

Exigimos ainda a imediata libertação dos Cinco Heróis Cubanos presos há mais dez anos nos Estados Unidos, por lutar contra o terrorismo, e que têm sido vítimas da arbitrariedade e injustiça do império.

Não ao bloqueio contra Cuba!
Pela libertação dos 5 Patriotas cubanos!
Viva a solidariedade internacional!

São Paulo, 25 de outubro de 2011.

Wagner Gomes, presidente nacional da CTB
João Batista Lemos, Secretário adjunto de Relações Internacionais.
Joilson Cardoso, Secretário de Política Sindical e Relações Institucionais.
0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.