Sidebar

22
Sex, Mar

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

No mês de junho, várias atividades de formação política e sindical foram realizadas pelo CES - Centro de Estudos Sindicais, sendo a maioria delas relativas ao Convênio com a CTB. Como é do conhecimento dos leitores, desde novembro de 2008, está em vigência este convênio assinado pela CTB pelo Presidente Wagner Gomes, que tem como Secretária de Formação e de Cultura a Professora Celina Areas, e pelo CES, que tem como presidente Gilda Almeida.

Nos dias 9 e 10/6, realizou-se em Aracaju, o curso básico de segunda etapa para dirigentes de entidades filiadas a CTB em Sergipe, contando com a presença de 32 sindicalistas. Coube ao CES e à CTB, a organização do curso. Assumiram as aulas as professoras Celina Areas e Marcia Silva, a técnica-administrativa Fátima Reis e o Professor Augusto Petta.

Nos dias 15 e 16, aconteceu o Seminário de Planejamento Estratégico e Situacional do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim, entidade filiada à CTB. Contou com a participação de 42 diretores da entidade. Os facilitadores do Planejamento foram a Professora Liliana Lima e o Professor Augusto Petta.

Nos dias 18 e 19, realizou-se o curso básico de formação em Atibaia, relativo à CTB-SP, que contou com a participação de 61 sindicalistas de várias entidades filiadas à CTB, tendo como palestrantes o Secretário-Adjunto de Relações Internacionais da CTB, João Batista Lemos, pelo  Engenheiro Agrônomo  Marcelo Cardia e o Professor Augusto Petta.

Nos dias 28 e 29 de junho, foi realizada a primeira etapa do curso básico de formação em Batatais-SP, para sindicalistas metalúrgicos e funcionários públicos, totalizando 25 participantes. Os formadores foram Celina Areas, André Lemos, Narcísio Ramos Penido e Wagner Rodrigues

No dia 3 de junho, em Chapecó-SC, aconteceu a primeira aula do curso básico de primeira etapa para a diretoria do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário de Santa Catarina- SINJUSC. O tema abordado foi Transformações no Mundo do Trabalho, tendo como responsável o jornalista Osvaldo Bertolino.  

O CES também mantém convênio com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio – CNTC, realizando cursos básicos de formação nas federações estaduais de trabalhadores de comércio. Em junho, nos dias 2 e 3 , foi a vez de Minas Gerais, em Belo Horizonte,na Federação dos Comerciários do Estado de Minas Gerais- FECOEMG,  contando com a participação de 47 sindicalistas. As aulas foram conduzidas pela Professora Celina Areas e pelos Professores Maurício Koller da Rocha e Thiago Daniel Pires de Moraes.

A convite da Escola Nacional da CONTAG- ENFOC, no dia 25/6, o Coordenador-Técnico do CES Augusto Petta foi o palestrante do tema Origem do Sindicato no Mundo e especificamente no Brasil, no curso de formação  que a referida Escola organizou em Curitiba, tendo como público-alvo sindicalistas rurais do RS, de SC e do PR. Tratou-se de um momento importante para ir se estabelecendo , em nível da formação política e sindical , a relação dos trabalhadores da cidade e do campo.  

Fonte: CES - Centro de Estudos Sindicais     

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.