Sidebar

26
Dom, Maio

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
O Dia Internacional da Mulher - 8 de março - será comemorado de modo especial neste ano pela Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Contag (CNMTR). Aproveitando o 10º Congresso da entidade, entre os dias 10 e 14 de março. em Brasília, as mulheres vão mobilizar todos os delegados e delegadas presentes no evento para a adesão à Campanha Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Campo e da Floresta.

No dia 11, elas farão um ato de lançamento da campanha e distribuirão materiais a todos os participantes. Entre esses materiais, está uma cartilha de orientação para a luta das trabalhadoras rurais contra a violência produzida pela Comissão. De acordo com a coordenadora da CNMTR e vice-presidente da CUT, Carmen Foro, a idéia é obter o comprometimento de todos os trabalhadores e trabalhadoras rurais na luta contra a violência doméstica, no trabalho e no movimento sindical. "Essa luta tem de ser assumida pelos sindicatos, federações e por todas as pessoas que compreendem que a violência contra as mulheres é um mal muito grande para a sociedade brasileira", destaca.

Durante o Congresso, a CNMTR também divulgará o resultado de uma pesquisa sobre violência realizada com as trabalhadoras rurais durante a 4ª Plenária de Mulheres da Contag, ocorrida em novembro do ano passado. A pesquisa indicará de que forma ocorre a violência contra as mulheres do campo e da floresta.

Agenda - O Dia Internacional da Mulher também será comemorado em vários estados e municípios. Algumas federações já estão com eventos agendados durante o dia 8 e ao longo do mês de março. Hoje e amanhã, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Goiás (Fetaeg) realiza um curso sobre o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) voltado para a organização de mulheres do movimento sindical de trabalhadores e trabalhadoras rurais (MSTTR).

No Piauí, os sindicatos dos municípios de Esperantina, Colônia do Piauí, e de Floriano já agendaram uma programa especial para as trabalhadoras rurais. Palestras, panfletagem, festas com música e dança são algumas das atividades que os sindicatos vão realizar. A Campanha Nacional de Enfrentamento à Mulher do Campo e da Floresta será divulgada no estado. Já estão agendadas atividades de lançamento nos pólos de Campo Maior e do Vale do Gurguéia.

Na Paraíba, a Fetag e o sindicato de Gurinhém realizarão um seminário sobre os direitos e as conquistas das mulheres. O evento, que ocorre no dia 25 na sede da Federação, será iniciado com uma missa em ação de graças. São esperadas cerca de 200 mulheres de comunidades rurais da região do agreste e litoral paraibanos.

Homenagem - No dia 09, às 18h, Carmen Foro será uma das mulheres que serão homenageadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva por conquistarem importantes espaços de poder na sociedade brasileira. A solenidade ocorrerá na abertura do seminário "Mais Mulheres no Poder - Uma questão de Democracia", organizado pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM). Na ocasião, a Secretaria lançará o Observatório Brasil da Igualdade de Gênero.

Fonte: Ciléia Pontes, Agência Contag de Notícias



0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.