Sidebar

21
Qui, Fev

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

No próximo sábado (15), o Grupo de Trabalho “Ditadura e Repressão aos Trabalhadores e ao Movimento Sindical” da Comissão Nacional da Verdade (CNV) realizará um seminário denunciando o envolvimento das empresas com a ditadura militar no Brasil (1964-1986).

“Estamos fazendo um levantamento dos perseguidos, mas pouco se fala das empresas que ajudaram o golpe para se beneficiarem dele”, declarou o secretário de Políticas Sociais da CTB, Rogério Nunes.

O evento é aberto ao público e reunirá no auditório Teotônio Vilela da Assembleia Legislativa de São Paulo acadêmicos, pesquisadores, jornalistas, sindicalistas e membros da comissão nacional e estadual da verdade.

“Os grandes aliados do regime militar foram as empresas, que perseguiram as lideranças sindicais para evitar que os trabalhadores tivessem seus direitos respeitados, precisamos fazer este resgate”, frisou o cetebista.

Durante o encontro serão apresentados estudos e análises sobre as contribuições das empresas com a ditadura na repressão da classe trabalhadora.

Rogério lembrou que um dos objetivos do golpe foi o de barrar as políticas trabalhistas do governo de João Goulart. “Com o golpe, as reformas trabalhistas foram tiradas das pauta, houve um arrocho salarial muito grande, sentido anos depois”, informou.

Comissão da Verdade

A CTB e as demais centrais que integram o coletivo sindical de apoio ao GT “Repressão aos Trabalhadores e ao Movimento Sindical” terão até o dia 16 de dezembro para entregarem à presidenta Dilma Rousseff o relatório final com os levantamentos feitos por meio da pesquisa em documentos da época e depoimentos de quem viveu o período.

Há 50 anos do golpe militar, diversas atividades estão sendo feitas, a maior delas, organizada pelos sindicalistas, deve ocorrer no dia 31 de Março. 

Serviço:

Seminário:"Como as empresas se beneficiaram e apoiaram a ditadura”
Quando: 15 de março, sábado
Horário: 13h30
Onde: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – Auditório Teotônio Vilela
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 201, Ibirapuera – São Paulo – SP

O evento terá transmissão ao vivo na internet selecione o nome do auditório, para assistir.

Portal CTB

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.

Últimas notícias